quarta-feira, 4 de abril de 2018

Digestório


Ontem eu estava dando uma forcinha para a Sofia enquanto ela fazia a lição de casa de Ciências.  No primeiro exercício, era necessário escrever todo o caminho do alimento (boca, faringe, esôfago...) e ela foi 100% bem sucedida. Toda empolgada, quis ir além da lição e começou a explicar tudo sobre o sistema "DIGESTÓRIO". Me soou estranho e falei:

- Digestório???
- É, digestório, o sistema que faz a digestão dos alimentos.
- Você não quis dizer "DIGESTIVO" (eu estou acostumada com a invenção de palavras da Sofia, então estava certa de que era mais uma palavra criativa dela)
- Não, mãe, é DIGESTÓRIO! - disse ela, me mostrando o livro.

E lá estava: SISTEMA DIGESTÓRIO.

E de repente uma simples lição de casa me faz ter uma certeza: estou definitivamente ficando velha! Fui pesquisar no Google e veio a confirmação: "Sistema digestório (nova nomenclatura de sistema digestivo)".

Depois desse choque de gerações, voltamos à lição de casa, ainda faltava um exercício, sobre o sistema respiratório (ufa! Esse não tem nova nomenclatura!). Sofia, super segura, falou:

- Ah, esse é muito fácil, não preciso de ajuda. 
- É mesmo? O que você tem que fazer?
- Eu só preciso falar como a gente RESPIRA e SUSPIRA.

Expirei aliviada. Sofia continua a mesma.