quinta-feira, 29 de março de 2018

Você acredita em que?


Se não me engano, foi quase com a idade atual da Sofia, 9 anos, que peguei minha mãe no flagra escondendo ovos de Páscoa num armário da sala. Não tenho certeza de que idade eu tinha, mas a cena é clara na minha lembrança e também não me esqueço do que disse pra ela naquela hora:

- Mãe, o Coelhinho da Páscoa é você?!!!! Então também não existe Papai Noel!!!

Ontem, me senti revivendo esse momento. Não fui pega no flagra, mas colocada na parede, com um interrogatório incansável da Sofia.

- Mãe, me fala uma coisa, o coelho da Páscoa existe mesmo?

Tentei dar uma desconversada...

- Ah, não sei, nunca vi, Sofia...
- Mas, pra você, ele existe?
- Ele não me traz nada, então acho que não...
- Eu acho que não existe!
- Por que?
- Ah, primeiro porque coelho não bota ovo e todo ano você fica tentando descobrir qual ovo a gente gostaria de ganhar... Eu acho que você que esconde! Acorda de madrugada pra esconder.

Ela não queria que a conversa terminasse por aí...

- Mãe, você acredita em que? 
- Ah, não sei...
- Eu não sei se acredito em Papai Noel... Acho que não acredito muito. Mas me fala, você acredita em que?
- Eu acredito naquele duende que esconde as coisas em casa. Sabe, quando um negócio some e a gente não acha de jeito nenhum?

Ela caiu na gargalhada e achei que a conversa estava encerrada. Mas não...

- Ai, mãe, você é engraçada... Sabe, tem uma coisa que eu não acredito mesmo: a fada do dente. As fadas não existem!!! Quero que você me mostre meus dentes agora, ok?! Ah, quando meu próximo dente cair vou pedir dinheiro pra você... rs... ou podem ser umas figurinhas da Copa... 

A conversa terminou por aí e eu apenas pedi para ela pegar leve nos comentários sobre esse assunto com o irmão e lembrar que o Tomás ainda acredita (ou gosta de acreditar) em tudo isso. Além do que (não falei essa parte pra ela), os ovos já foram comprados e tenho o óbvio plano de esconder na calada da madrugada...